Alguns estudos mostram que os exercícios físicos e a qualidade de vida têm sido colocados em segundo plano para a maior parte da população, ocasionando doenças cardíacas, hipertensão e obesidade.

Devido a essa deficiência de assistência e prioridade na manutenção da saúde e bem-estar, a C. Rolim Engenharia lançou, em 2011, o Projeto Ser do Bem. Trata-se de uma iniciativa que visa ajudar a sociedade a se conscientizar sobre a manutenção dos bons hábitos: fazer exercícios físicos, cuidar da saúde e respeitar o meio ambiente. Esse projeto tem a finalidade de demonstrar por meio de ações sociais a importância de se cultivar bons hábitos e de manter a saúde do corpo e da mente.

São realizados diversos eventos e ações dentro do Projeto Ser do Bem. O primeiro evento realizado foi o Passeio Ciclístico pela Beira-Mar no final de novembro de 2011. Poucos dias depois, houve uma semana inteira de atividades de saúde e esporte na Beira-Mar de Fortaleza, com realização de aulas de ginástica, exames de glicose, pressão e outros em parceria com o NAMI (Núcleo de Atenção Médica Integrada), aberto ao público.

Primeiro evento do Projeto Ser do Bem – Passeio Ciclístico 2011

Foto por C. Rolim Engenharia

As atividades propostas pelo Ser do Bem reúnem colaboradores e público externo por uma mesma causa: o bem-estar social. Essa interação produz uma relação construtiva entre os colegas de trabalho e traz o conhecimento da importância de cuidar da saúde. Em um ambiente em que a geração de valor flui entre todos os colaboradores, a produção torna-se mais compensatória e próspera, elevando os índices de colaboração dentro da organização. Sendo assim, além de tornar o ambiente de trabalho um espaço mais propício à geração de valor, o projeto também ajuda na prevenção de doenças ocupacionais por descuido dos operadores, melhorando significativamente o número de afastamentos.

Dentre as inúmeras atividades realizadas no âmbito do Projeto Ser do Bem, podemos destacar as ações voltadas ao Dia da Mulher e ao Dia das Crianças, as Blitz Verdes com distribuição de mudas de plantas de espécies regionais ou em extinção para a população e de panfletos sobre conscientização ambiental, o acompanhamento da saúde do colaborador através da realização do Circuito de Saúde (doação de sangue, vacinação, exames de glicemia e pressão) e do RH Itinerante (presença mensal da psicóloga da empresa na obra para conversar com os colaboradores), além do programa de massoterapia nas obras e no escritório central. Destaca-se ainda o incentivo à pratica de esportes, através do patrocínio de inscrições em corridas de rua, individuais e de revezamento, e da realização dos campeonatos internos de futebol, vôlei de praia e tênis de mesa.

Ainda em 2014, a C. Rolim Engenharia participou do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it!, na sua edição na Capital Cearense. O Let’s do it! é o maior movimento mundial de cidadania e cuidado com o meio ambiente, cujo objetivo é a conscientização em relação ao descarte correto do lixo. A campanha surgiu na Estônia em 2008 e, desde então, já percorreu mais de 140 países no mundo inteiro. O Movimento Limpa Brasil teve início em 2010 e já passou por mais de 19 cidades brasileiras e consiste da mobilização da população para promover a educação e a consciência ecológica e cidadã.

Em 2014, o sonho de ter um espaço destinado à realização dos eventos da empresa foi realizado. Em dezembro, foi inaugurado o Centro Esportivo Engenheiro Jorge Luis Roldós Lírio, que será palco das competições internas de futebol e vôlei. Foi inaugurado também o Centro de Eventos Engenheiro Luiz Carlos Rolim Moreira, espaço destinado às confraternizações da empresa. Os dois espaços foram nomeados em homenagem a dois engenheiros que fazem parte da história da C. Rolim Engenharia.